Carrinho

IDENTIDADE PEDAGÓGICA

Princípios Educativos

De uma forma resumida, os princípios orientadores que definem a ação educativa são:

a. Promover a Educação Integral da criança, orientada por valores, de forma que se sintam realizados e felizes.

b. Prestar serviços para a Formação Pessoal, Cultural, Social da criança.

c. Promover o acompanhamento das crianças, integrando-as no processo educativo e consciencializando os pais e encarregados de educação para o papel fundamental que desempenham no mesmo.

 

Objectivos Educativos

a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania.

b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade.

c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem.

d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas.

e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico.

g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva.

h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança.

i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

 

A valência de Creche tem como objectivos fundamentais:

a. Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global, ou seja, físico, motor, percetual, cognitivo e sócio afetivo.

b. Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o percurso educativo de cada criança.

 

A valência de Pré-Escolar tem como objectivos fundamentais:

a. Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

b. Incentivar a participação das famílias em todo o percurso educativo de cada criança e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

 

Metodologia Curricular

Um dos objetivos principais da Instituição, consiste na construção de um currículo de qualidade que permita otimizar o desenvolvimento das crianças. Para a elaboração deste currículo, é fundamental basear a nossa metodologia num modelo teórico que oriente a nossa ação, que assegura a articulação das diferentes fases de desenvolvimento em que se encontram as crianças e, em simultâneo, permita a sua monitorização e avaliação.

A construção do nosso currículo para a valência de Creche, tem por base as orientações do Manual de Processos Chave da Segurança Social, e o modelo de aprendizagem ativa nas crianças dos 0 aos 3 anos de idade.

Para o Pré-Escolar, foi desde 1998, adotado o modelo de High-Scope em cruzamento com a Pedagogia de Projeto.

O modelo curricular High-Scope foi fundado em 1970, por David Weikart, no seguimento de alguns trabalhos realizados que desenvolveu, no âmbito do seu interesse pela aprendizagem através da ação e na forma como se processa o desenvolvimento cognitivo. Tendo por base a teoria de Piaget, esta parte do pressuposto que a criança aprende fazendo. O educador tem como função incentivar a ação, partindo do princípio de que a experiência promove o desenvolvimento cognitivo. Neste sentido, a abordagem que o programa High-Scope propõe para a Educação Pré-Escolar implica uma partilha no controlo das atividades desenvolvidas, quer pelos adultos quer pelas crianças.

A Pedagogia do Projeto é outro dos modelos de trabalho adotado para trabalhar com o Pré-Escolar, que assenta nas necessidades ou interesses da(s) criança(s) para de forma ativa trabalhar todas as suas áreas de desenvolvimento (OCEP): Área de Formação Pessoal e Social, Área de Expressão e Comunicação e Área de Conhecimento do Mundo.

O Projeto Pedagógico é um instrumento de trabalho que orienta de forma geral as atividades que se irão desenvolver em todas as salas da Instituição. Constitui o alicerce para que cada educador organize o seu próprio Projeto Curricular de Sala tendo em conta os interesses e necessidades da faixa etária do grupo de sala.

O Projeto Curricular de Sala é elaborado pelo Educador no início do ano letivo, depois de ter realizado o diagnóstico inicial da criança com a família.

O PDI é validado pelos pais e o Plano Curricular de Sala é supervisionado pela Coordenadora Pedagógica e posteriormente apresentado aos Encarregados de Educação em reunião.

Com base neste projeto curricular, o Educador planifica semanalmente toda a sua atividade educativa/letiva com o grupo. A planificação é afixada na entrada de cada sala, num esquema próprio da Instituição e enviada por correio eletrónico.


Relação Instituição / Família

O envolvimento das Famílias na dinâmica do Infantário constitui um objetivo privilegiado e muito valorizado na Instituição. Deste modo, estão contempladas várias formas de envolvimento:

a. No Clube de Pais.

b. Nas festas e eventos realizados ao longo do ano, (Festa dos Avós, do Pai, da Mãe, passeio anual, festa de natal, festa final de ano letivo, reuniões de pais, demonstração dos projetos e na mais diversas atividades da instituição).

c. No processo de avaliação do grau de satisfação dos serviços prestados pela instituição.

d. Nos Planos de Desenvolvimento Individual.

e. Na Caderneta do Utente.

f. Nas Comissões de pais (momentos formais de colaboração nos projetos da Instituição).